Biografia
O pianista, cantor e compositor Dick Farney nasceu em 14 de novembro de 1921, no Rio. Seu verdadeiro nome era Farnésio Dutra e Silva. Ele começou a estudar piano ainda criança. O pai era responsável pelas aulas de música erudita, enquanto a mãe lhe ensinava a cantar.
Com apenas 14 anos, se apresentou no programa "Picolino", de Barbosa Júnior, na rádio Mayrink Veiga. Na apresentação, ele tocou ao piano a música "Dança Ritual do Fogo", do compositor espanhol Manuel de Falla. Estreou como cantor em 1937, cantando "Deep Purple", de David Rose, na rádio Cruzeiro do Sul.
Durante a adolescência, o jovem passou a se interessar cada vez mais pela música norte-americana. Logo, tornou-se pianista do conjunto Swing Maníacos, ao lado do irmão, Cyll Farney, na bateria. Mais tarde, Dick se transformaria em galã da música e seu irmão em galã do cinema em filmes de Carlos Manga.
Após tocar em vários conjuntos na noite carioca, Dick Farney gravou com muito sucesso em 1946 a canção "Copacabana", pela Continental. No mesmo ano, resolveu tentar carreira nos Estados Unidos, onde ficou até o fim de 1949, e manteve contato com cantores e músicos norte-americanos, como Nat King Cole.
Nos anos 50 e 60 gravou diversos discos e fundou várias orquestras que animavam bailes e excursionavam pelo país. Em 1964, teve um programa por seis meses na recém inaugurada TV Globo, ao lado da atriz Betty Faria. A atração se chamava "Dick e Betty".
Em 1959, abriu a boate Farney's na praça Roosevelt, no centro de São Paulo, que permaneceu aberta por dois anos. Em 1969, abriu a Farney's Inn, na rua Augusta, também no centro paulistano. Ele passou a morar em São Paulo, cidade onde morreu no dia 4 de agosto de 1987.
Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990