HOME > Coleção >> Os Cariocas

Os Cariocas

clique aqui para ampliar

Carreira

Os Cariocas conseguiram a primeira chance em 1946, após a realização de um teste na presença de Haroldo Barbosa, Paulo Tapajós e Radamés Gnattali, quando o conjunto foi chamado pela Rádio Nacional para participar de um dos principais programas musicais da emissora, "Um Milhão de Melodias", feito ao vivo.

O grupo atuou ainda, nos programas "Canção romântica" e "Quando canta o Brasil". Participou, também, dos programas de auditório de César de Alencar, Manoel Barcelos e Paulo Gracindo. Nesse período, realizou suas primeiras gravações, com o lançamento do 78 rpm pela Continental com "Adeus América", de Haroldo Barbosa e Geraldo Jaques, e "Nova Ilusão", de José Menezes e Luiz Bittencourt.

Ao lado da cantora Marlene, gravou "Qui Nem Jiló" e "Macapá", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em seguida, foi contratado pela RCA Victor, gravando, entre outras, a canção "Podem Falar", de Ismael Neto e Antônio Maria, e "O Último Beijo", de Ismael Neto e Nestor de Holanda, gravação que chegou a ser usada como prefixo do programa "Discos Impossíveis", de Flávio Cavalcanti. Registrou, ainda, diversas canções juninas, como "Baile na Roça", de Ismael Neto, e "Pula Fogueira", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.

Em 1956, com o súbito desaparecimento de Ismael Neto, Severino Filho convidou a irmã Hortênsia Silva para substituir a voz falsete de Ismael. Com esta nova formação, gravou um disco em homenagem ao seu fundador "Os Cariocas a Ismael Neto", pela Columbia.

Logo depois, gravaram "Chega de Saudade", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com João Gilberto ao violão e se aproximaram da bossa nova. No final do ano de 1959, Hortênsia Silva deixou o grupo, que, a partir de então, tornou-se um quarteto.

Em 1962, participou do show "O encontro", na boate Au Bon Gourmet, ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, além dos músicos Milton Banana (bateria) e Otávio Bailly (baixo). Nesse show, que ficou em cartaz por 45 dias, Waldir Viviani foi substituído, por motivos de saúde, por Luiz Roberto, que acabou ficando em seu lugar definitivamente. O repertório foi composto por músicas das mais representativas da bossa nova, como "Samba do avião", "Samba de uma nota só", "Só danço samba", "Corcovado", "A bênção" e "Garota de Ipanema", entre outras.

Desde então o grupo participa de shows no país e no exterior com sucesso. Em 1999, Os Cariocas foram convidados por Milton Nascimento a participar do disco "Crooner".

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990