HOME > Coleção >> Os Cariocas

Os Cariocas

clique aqui para ampliar

Biografia

O conjunto vocal Os Cariocas é o mais longevo da MPB e foi criado em 1942 por Ismael Neto, existindo até os dias atuais.

O grupo caracterizou-se por seus arranjos vocais que, diferentemente dos conjuntos de sucesso da época de sua formação original, como Bando da Lua, Os Anjos do Inferno e Os Quatro Ases e um Coringa, passou a elaborá-los a quatro ou cinco vozes.

Sua trajetória começou com atuações em festas da vizinhança, até terem a chance de um teste na Rádio Nacional, que teve intercessão do pai de Ismael e Severino Filho, Severino Silva. O grupo fez sucesso no programa "Um Milhão de Melodias" e logo virou queridinho das gravadoras. Com a morte de Ismael em 1956, o conjunto precisou se reorganizar. Nos primeiros tempos, foi substituído por Hortênsia Silva, irmã dele e de Severino. Quando ela deixou o grupo, no fim de 1959, o conjunto virou um quarteto.

Um dos shows mais significativos do grupo foi em 1962, na boate Au Bon Gourmet, no qual cantaram ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto, no espetáculo "O Encontro", que teve ainda Milton Banana, na bateria, e Otávio Bailev, no contrabaixo.

Em 1967, o grupo resolveu entrar em recesso, que durou 21 anos. O grupo só voltou em 1988 e desde então vem fazendo shows pelo país. A convite do produtor Almir Chediak, Os Cariocas participaram de songbooks de nomes importantes da MPB, como Ary Barroso, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Noel Rosa, entre outros.

Abaixo, as formações do grupo:

A primeira formação oficial do grupo contou com Ismael Netto (arranjador, primeira voz e violão), seu irmão, Severino Filho (segunda voz e percussão), Emmanoel Furtado, o Badeco (terceira voz e violão), Waldir Viviani (percussão e quinta voz) e Jorge Quartarone, o Quartera (quarta voz e percussão).

A segunda formação contou com Hortênsia Silva (primeira voz), Severino Filho (arranjador, segunda voz e percussão), Badeco (terceira voz e violão), Waldir Viviani (percussão e quinta voz) e Quartera (quarta voz e percussão).

A terceira formação contou com Severino Filho, Badeco, Waldir Viviani e Quartera.

A quarta formação contou com Severino Filho (piano e voz), Badeco (violão e voz), Luiz Roberto ( baixo e voz) e Quartera (percussão e voz).

A quinta formação contou com Severino Filho (piano e voz), Badeco (violão e voz), Edson Bastos (baixo e voz) e Quartera (percussão e voz).

A sexta formação contou com Severino Filho (piano e voz), Badeco (violão e voz), Elói Vicente (baixo e voz) e Quartera (percussão e voz).

A sétima formação contou com Severino Filho (piano e voz), Elói Vicente (violão e voz), Neil Carlos Teixeira (baixo e voz) e Quartera (percussão e voz).

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990