HOME > Coleção >> Marcos Valle

Marcos Valle

clique aqui para ampliar

Carreira

Marcos Valle é considerado um dos integrantes da segunda geração da bossa nova. Ele começou a carreira artística em 1961, formando um trio com Edu Lobo e Dori Caymmi. Nessa época, começou a compor suas primeiras músicas em parceria com o irmão, Paulo Sérgio Valle. O trabalho da dupla foi registrado, pela primeira vez, em 1963, com a gravação da canção "Sonho de Maria", pelo Tamba Trio.

Em 1962, gravou seu primeiro LP, "Samba Demais", e começou a fazer shows. Em 1965, participou do espetáculo "A Bossa no Paramount", realizado no teatro Paramount, em São Paulo, no qual interpretou duas canções inéditas que se tornariam emblemáticas em sua carreira de compositor: "Preciso Aprender a Ser Só" e "Terra de Ninguém", ambas com Paulo Sérgio Valle.

A segunda, contou com a participação de Elis Regina, então em início de carreira, alcançando, de imediato, enorme sucesso. Nesse mesmo ano, lançou o disco autoral "O Compositor e o Cantor Marcos Valle", com destaque para as canções "Gente", "Preciso Aprender a Ser Só", "Samba de Verão", "A Resposta" e "Deus Brasileiro", todas com Paulo Sérgio Valle.

Ainda em 1965, viajou para os Estados Unidos, onde fez parte, durante sete meses, do conjunto de Sérgio Mendes, Brasil'65, com o qual se apresentou em casas noturnas, universidades e no programa de televisão de Andy Williams. Em 1966, a gravação de Walter Wanderley de sua música e de seu irmão "Samba de Verão" alcançou o 2º lugar nas paradas de sucesso norte-americanas, recebendo, mais tarde, em torno de 80 regravações nesse país.

Na década de 60, lançou discos no Brasil e nos Estados Unidos. Nos anos 70, compôs trilhas para novelas e também jingles publicitários, além de gravar diversos discos. Morou novamente nos Estados Unidos na segunda metade da década de 70. Nos anos 80, fez vários discos e, nos anos 90, suas músicas foram descobertas pelas pistas de dança européias, em novos arranjos. Em 2006, ganhou o prêmio Tim de Melhor Disco Instrumental, pelo CD "Jet-Samba", produzido por ele.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990