HOME > Coleção >> Marcos Valle

Marcos Valle

clique aqui para ampliar

Biografia

O compositor, cantor, instrumentista e arranjador Marcos Kostenbader Valle, ou apenas Marcos Valle, nasceu em 14 de setembro de 1943 no Rio de Janeiro. Começou a estudar piano clássico com apenas seis anos de idade e formou-se em 1956, pelo Conservatório Haydeé Lázaro Brandt. Depois, estudou acordeão e violão.

Em 1961, formou um conjunto com Edu Lobo e Dori Caymmi. Em 1964, lançou o disco "Samba Demais". Em 1964, indignado com a utilização da bossa nova para produzir canções de protestos pela esquerda, compôs com seu irmão "A Resposta", na qual criticavam a patrulha ideológica e o culto ao morro e à pobreza, então reinante na música popular. Mais tarde, a própria Nara, líder da ala esquerdista da MPB, pediu para gravar a canção.

Em 1965, foi para os Estados Unidos, onde Walter Wanderley havia gravado com sucesso o "Samba de Verão", música parceria com seu irmão, Paulo Sérgio Valle. Nessa época, compôs músicas importantes como "Preciso Aprender a Ser Só".

A partir dos anos 70, Marcos Valle, que pertenceu à segunda geração da bossa nova, se aproximou do pop e do soul e compôs trilhas para várias novelas. Entre 1975 e 1980, morou nos Estados Unidos, onde trabalhou com Sarah Vaughn e Airto Moreira. Voltou ao Brasil em 1981.

Nos anos 90, misturou sua música com o "drum'n'bass" e fez sucesso na Europa. Também excursiona sempre com sucesso pelos Estados Unidos e Japão. O músico vive atualmente no Rio.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990