HOME > Coleção >> Roberto Menescal

Roberto Menescal

clique aqui para ampliar

Biografia

O violonista, arranjador e compositor Roberto Batalha Menescal, ou apenas Roberto Menescal, nasceu em 25 de outubro de 1937, em Vitória, no Espírito Santo, mas foi criado no bairro de Copacabana, no Rio. Começou a estudar piano em 1950, com tia, Irma Menescal. Dois anos depois, ganhou um acordeão e começou a tocá-lo de forma intuitiva.

Em 1954, quando passava férias em Vitória, se interessou pelo violão. Inicialmente autodidata, dois anos depois teve aulas com Edinho, do Trio Irakitan. Também estudou teoria, harmonia e contraponto com os maestros Guerra Peixe e Moacir Santos.

Começou a carreira em 1957, acompanhando a cantora Sylvinha Telles em uma turnê pelo Brasil. No ano seguinte, abriu com o amigo Carlos Lyra uma academia, para dar aulas de violão e poder viver de música. Foi professor de Nara Leão, de quem se tornou amigo e passou a organizar com ela encontros para reunir a turma no apartamento da cantora, na avenida Atlântica. Os encontros reuniam aqueles que seriam os principais nomes da bossa nova.

Menescal ajudou a organizar o show da bossa nova no Grupo Universitário Hebraico e também o 1º Festival de Samba-Session, primeiros shows da bossa nova. Com o Conjunto Roberto Menescal atuou ao lado de músicos com Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Aracy de Almeida e Billy Blanco.

Em 1961, compôs com Ronaldo Bôscoli a música "O Barquinho", um dos maiores clássicos da bossa nova. Em 1962 apresentou-se no histórico show da bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York. Depois atuou como arranjador e produtor de discos. Em 1968, acompanhou Elis Regina em sua turnê pela Europa. E, nos anos 70, assumiu a direção artística da gravadora Polygram.

Em 1986, decidiu deixar o cargo de diretor artístico da PolyGram para dedicar-se exclusivamente à sua carreira de violonista, arranjador e compositor. Desde então, participa de projetos musicais seus e de novos talentos. Em 1997, fundou a produtora e gravadora Albatroz.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990