HOME > Coleção >> Johnny Alf

Johnny Alf

clique aqui para ampliar

Carreira

Após estudar piano e tocar no Sinatra-Farney Fan Club, Johnny Alf conseguiu emprego como pianista na Cantina do César, pertencente ao radialista César de Alencar, em 1952, através de indicação de Dick Farney e Nora Ney. Suas primeiras músicas foram gravadas pela atriz Mary Gonçalves, que o viu tocar ali. Na mesma época, gravou o primeiro disco, com as músicas instrumentais "Falsete", de sua autoria, e "De Cigarro em Cigarro", de Luiz Bonfá.

Tocou nas boates Monte Carlo, Clube da Chave, Mandarim, Plaza e em outras casas noturnas do Beco das Garrafas, em Copacabana, no Rio. Muitas vezes, ele trocava de lugar com o pianista Newton Mendonça. Suas composições "Céu e Mar" e "Rapaz de Bem", ambas de 1953, são consideradas precursoras da bossa nova.

Em 1961, gravou na RCA seu primeiro LP, "Rapaz de bem", que entre outras música incluía "Ilusão à toa", de sua autoria, também bastante requisitada por cantores da época. Ele recebeu convite do compositor Chico Feitosa para tocar no show de bossa nova a ser realizado no Carnegie Hall de Nova York. Não quis ir e permaneceu em São Paulo.

Só voltou ao Rio em 1962, quando começou a tocar no Bottle's Bar, na mesma época em que ali atuavam o Tamba Trio, Sergio Mendes, Luis Carlos Vinhas e Silvia Telles. Formou um conjunto com o baixista Tião Neto e o baterista Edison Machado, apresentando-se no Little Club e Top Club. A partir de 1965, realizou várias apresentações no interior de São Paulo.

Deu aulas no Conservatório Meireles de São Paulo e participou com sua música "Eu e A Brisa", interpretada pela cantora Márcia, do 3º Festival de Música Brasileira da TV Record. Nos anos 70 e 80, participou de discos, shows e gravações.

Em 1990, lançou o CD "Olhos negros", que contou com a participação de Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Menescal, Marcio Montarroyos, Emílio Santiago, Gal Costa, Zizi Possi, Sandra de Sá e Leny Andrade. Em 1998, apresentou no Sesc Pompéia, em São Paulo, o show de lançamento do CD "Noel Rosa - Letra e Música" e, em 2000, participou do espetáculo "Da Fossa à Bossa", dirigido por Ricardo Cravo Albin no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990