HOME > Coleção >> Nara Leão

Nara Leão

clique aqui para ampliar

Biografia

A cantora Nara Lofego Leão, ou apenas Nara Leão, nasceu em 19 de janeiro de 1942, em Vitória, no Espírito Santo. Ela mudou-se com a família com apenas um ano de idade para o Rio de Janeiro, onde foram viver em Copacabana. Durante a adolescência, começou a estudar violão com Solon Ayala e Patrício Teixeira, que pertenceu ao grupo Batutas de Pixinguinha.

Aos 14 anos, em 1956, resolveu estudar violão na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, que funcionava em um quarto-e-sala na rua Sá Ferreira, em Copacabana. Mais tarde, a aplicada Nara tornou-se professora da academia.

A partir daí, o aparamento de sua família, em Copacabana, passou a abrigar reuniões da turma que gostava de tocar violão, das quais sairiam os principais nomes da bossa nova. Foi Menescal quem convidou Ronaldo Bôscoli a ir no apartamento de Nara. De cara, ele ficou interessado nela e os dois se tornaram namorados em 1957. Ele tinha 28 anos e ela 15.

No fim dos anos 50, Nara foi repórter do jornal "Última Hora", onde Bôscoli trabalhava. O noticiário pertencia ao cunhado de Nara, o jornalista Samuel Wainer, marido de sua irmã mais velha, Danuza, já então famosa na alta sociedade carioca.

Com o estouro do novo movimento musical, Nara foi nomeada pelo cronista Sérgio Porto a "musa da bossa nova", espécie de codinome que carregou para sempre. Nara terminou o namoro com Bôscoli, ao saber, pela imprensa, que seu noivo estava tendo um caso com a cantora Maysa, a quem ele acompanhou em uma turnê em Buenos Aires em 1961.

O término do namoro provocou um racha na turma da bossa nova e Nara se aproximou de Carlos Lyra e de suas idéias mais à esquerda. Ela iniciou o namoro com o cineasta Ruy Guerra e passou a se interessar pela música produzida nos morros cariocas. Na segunda metade dos anos 60 morou com o marido Cabeça Diegues na França e na Itália. Ela teve dois filhos com ele, Isabel e Francisco. No começo dos anos 70, cursou psicologia na PUC. Nara Leão morreu em 7 de junho de 1989.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990