HOME > Coleção >> Baden Powell

Baden Powell

clique aqui para ampliar

Carreira

Baden Powell obteve autorização do Juizado de Menores para começar a carreira profissional aos 15 anos, época em que tocava em boates da zona sul do Rio. Aos 18, integrou o trio do pianista Ed Lincoln, que tocava na boate Plaza, em Copacabana. Em 1956, Powell já era figura conhecida e foi convidado por Altamiro Carrilho a gravar o disco "Turma da gafieira nº. 2".

Nessa gravação conheceu Sivuca, com quem formou um duo. Chegou a tocar na Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional, na qual era o violonista preferido do maestro Guerra Peixe. Acompanhou cantores como Alaíde Costa, Lúcio Alves, Ângela Maria, Ivon Curi, Sylvinha Telles, Maysa Matarazzo, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Elis Regina e Elizeth Cardoso.

Seu primeiro grande sucesso como compositor foi "Samba Triste", parceria com Billy Blanco em 1956 e lançada na voz de Lúcio Alves. Seu primeiro disco, "Apresentando Baden Powell e Seu Violão", foi gravado pela Philips em 1959. Foi nessa época que conheceu na boate Arpége, em Copacabana seu grande parceiro musical, Vinícius de Moraes. O primeiro trabalho como arranjador foi no disco "Alaíde, Jóia Moderna", de Alaíde Costa, de 1960.

"Samba em Prelúdio" foi composta com Vinícius em 1962 e foi lançado em 1963, pela dupla Geraldo Vandré e Ana Lúcia. Nos anos 60, realizou várias viagens à Europa, participou de festivais e lançou diversos discos, entre eles "O Mundo Musical de Baden Powell", disco de ouro em Paris em 1964.

Powell apresentou-se nos Estados Unidos ao lado de Stan Getz, de quem se tornou amigo. Nos anos 70 conquistou o mercado fonográfico japonês e nos anos 80 morou na França e na Alemanha. No final dos anos 1990, voltou definitivamente ao Brasil. Em 1999, apresentou-se no show "Vivendo Vinícius", que homenageou seu parceiro. Em 2000, gravou seu último disco, "Lembranças".

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990