HOME > Coleção >> Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes

clique aqui para ampliar

Carreira

O primeiro registro de uma canção de Vinícius de Moraes foi feito em 1928, quando a música "Loura ou Morena", composta com Haroldo Tapajós, foi gravada pelos Irmãos Tapajós. Em 1933, ele publicou seu primeiro livro "O Caminho para a Distância", enquanto tinha outras canções gravadas.

Em 1953, Aracy de Almeida gravou "Quando tu passas por mim" (c/ Antônio Maria), primeiro samba de sua autoria, dedicado à esposa Tati de Moraes, marcando literariamente também o fim do casamento. Em 1954, sua peça "Orfeu da Conceição" foi premiada no concurso do IV Centenário de São Paulo e publicada pela revista "Anhembi".

Em 1956, montou a peça "Orfeu da Conceição", com cenário de Oscar Niemeyer e música de Antonio Carlos Jobim. Na trilha, está a música "Se Todos Fossem Iguais a Você". A peça virou o filme "Orfeu Negro", nas mãos de Marcel Camus, que filmou entre 1957 e 1958 nas ruas do Rio.

Em 1957, foi transferido para Montevidéu, onde ficou até 1960. Nesse período, Elizeth Cardoso gravou, em 1958, o disco "Canção do Amor Demais", que tinha parcerias suas com Tom Jobim, entre elas "Chega de Saudade", marco inicial da bossa nova. Em 1961, Vinícius registrou com sua voz os sambas "Água de Beber" e "Lamento no Morro", feitos em parceria com Tom Jobim.

No mesmo ano, criou ao lado de Carlos Lyra canções como "Primeira Namorada" e "Você e Eu". Outro parceiro importante dos anos 60 foi Baden Powell, com o qual compôs "Samba da Bênção" e "Canto de Ossanha". Em agosto de 1962, participou com Tom Jobim, João Gilberto e Os Cariocas, de um dos mais importantes shows da bossa nova, "Encontro", realizado na Boate Au Bon Gourmet, no Rio, onde foram lançadas, entre outras, "Garota de Ipanema", "Só danço samba", "Insensatez", "Ela é carioca" e "Samba do avião". Todas as músicas se tornariam clássicos da MPB.

Foi autor da peça "Pobre Menina Rica", que lançou Nara Leão. Enquanto viveu, Vinícius participou ativamente da cultura nacional, como nos festivais de MPB, em trilhas para filmes nacionais e em shows que fazia pelo país e pelo mundo. Seu último grande parceiro musical foi Toquinho.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990