HOME > Coleção >> Milton Banana

Milton Banana

clique aqui para ampliar

Carreira

Iniciou sua carreira profissional em 1955, como baterista da Orquestra de Waldir Calmon, apresentando-se na Boate Arpége (RJ). Nesse mesmo ano, passou a integrar o conjunto de Djalma Ferreira (Milionários do Ritmo), apresentando-se na boate Drink.

Em 1956, atuou como baterista do conjunto de Luiz Eça, que se apresentava na boate do Hotel Plaza.

Em 1959, participou, pela primeira vez, de um trabalho em estúdio, acompanhando João Gilberto na antológica gravação de "Chega de saudade" (78 rpm).

Em 1962, apresentou-se, ao lado de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Morais e Os Cariocas, no show "Encontro", produzido por Aloysio de Oliveira, na boate Au Bon Gourmet. Nesse mesmo ano, apresentou-se com João Gilberto na Boate 676 (Argentina) e participou do Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie Hall (Nova York, EUA).

Em 1963, ainda nos Estados Unidos, gravou com Stan Getz, João Gilberto e Astrud Gilberto. Nesse mesmo ano, viajou para a Europa com João Gilberto, João Donato (piano) e Tião Neto (baixo), realizando shows na Itália e na França.

Criou o Milton Banana Trio, que teve diferentes formações e gravou inúmeros discos. Atuou com diversos artistas brasileiros em shows e gravações. Em 1998, um ano antes de morrer, apresentou o show "Chega de saudade", em Copacabana, no Rio.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990