Carreira
A primeira gravação em estúdio de Joyce foi feita em 1963, quando participou do disco "Sambacana", de Pacífico Mascarenhas, convidada por Roberto Menescal. A partir daí, gravou alguns jingles e começou a compor.
Em 1967, classificou sua canção "Me disseram" no II Festival Internacional da Canção (RJ). No ano seguinte, lançou seu primeiro LP, "Joyce", com texto de apresentação assinado por Vinicius de Moraes na contracapa.
Em 1969, gravou seu segundo disco, o LP "Encontro marcado". Entre 1970 e 1971, fez parte, juntamente com Nélson Ângelo, Novelli, Toninho Horta e Naná Vasconcelos, do grupo vocal e instrumental A Tribo, chegando a gravar algumas faixas no disco "Posições", lançado pela Odeon.
Em 1973, gravou, com Nélson Ângelo, o LP "Nélson Ângelo e Joyce", único registro profissional da cantora no período compreendido entre 1971 e 1975, quando se dedicou exclusivamente às filhas. Em 1975, excursionou com Vinícius de Morais e, em 1977, fez temporada de seis meses em Nova York.
Teve músicas gravadas por outros intérpretes como Milton Nascimento, Elis Regina, Maria Bethânia, Boca Livre, Nana Caymmi, Quarteto em Cy, Joanna, Fafá de Belém e Ney Matogrosso, entre outros.
Em 1980, participou do Festival de Música Popular Brasileira da TV Globo, classificando "Clareana" , canção de ninar escrita em Roma, em 1976, para suas filhas, e que já sugeria a caçula Mariana (que só nasceria três anos depois) no verso "... Clara, Ana e quem mais chegar...". Nesse mesmo ano, gravou o disco "Feminina", com destaque para a canção título, e "Clareana", sucesso de vendagem e responsável pela primeira grande exposição da cantora na mídia.
Lançou vários discos nos anos 80 e 90, e realizou shows importantes para sua carreira, como o de 1993, em Londres, quando se apresentou para 2.000 pessoas, no primeiro show de um artista brasileiro no circuito acid-jazz na casa The Fridge.
Em 2000, teve o disco "Astronauta", no qual homenageou Elis Regina, indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco de MPB. Também em 2000, gravou o disco "Tudo bonito", que contou com a participação de João Donato. Lançou, em 2005, o DVD "Joyce & Banda Maluca - Ao vivo".
Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990