HOME > Coleção >> Sylvia Telles

Sylvia Telles

clique aqui para ampliar

Carreira

Sylvinha começou sua carreira profissional em 1955, participando da revista musical "Gente de Bem e Champanhota", realizado no teatro Follies , no Rio. O sucesso foi tanto que ela gravou a música que cantava no espetáculo, "Amendoim Torradinho".

Lançou em seguida um 78 rpm com "Menina" (Carlos Lyra) e "Foi a noite" (Tom Jobim e Newton Mendonça), considerado um dos discos precursores da bossa nova. Nessa época, apresentou com Candinho o programa "Música e romance", transmitido pela TV Rio, em que o casal recebia convidados como Dolores Duran, Tom Jobim, Johnny Alf, Garoto e Billy Blanco, para cantar e conversar.

Em 1957, lançou seu primeiro LP, "Carícia", que incluiu "Chove lá fora" (Tito Madi), "Se Todos Fossem Iguais a Você" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e "Canção da Volta" (Ismael Neto e Antonio Maria), entre outras.

Em 1958, apresentou-se no Grupo Universitário Hebraico, no Rio, no show que reuniu os primeiros músicos da bossa nova. Em 1959, participou do 1º Festival de Samba-Session, realizado no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em 1961, viajou para os Estados Unidos, onde gravou o disco "Silvia Telles USA", produzido por Aloysio de Oliveira, com quem se casou.

Em 1964, participou do show "O Remédio é Bossa", realizado no teatro Paramount, em São Paulo, ao lado de Tom Jobim, Os Cariocas, Alaíde Costa e Carlinhos Lyra, entre outros. Em 1966, apresentou-se na República Federal da Alemanha, ao lado de Edu Lobo.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990