HOME > Coleção >> Leny Andrade

Leny Andrade

clique aqui para ampliar

Biografia

A cantora Leny Andrade Lima, ou apenas Leny Andrade, nasceu no Rio, em 25 de janeiro de 1943. Aos seis anos, começou a estudar piano e, aos nove, participou do programa "Clube do Guri", na rádio Tupi do Rio de Janeiro. Logo fez sucesso e foi convocada a cantar nos programas de Silveira Lima e César de Alencar.

Com o deslanche da carreira musical, foi estudar no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1958, integrou a orquestra de Permínio Gonçalves, da qual foi crooner. Nos anos seguintes, se destacou em apresentações em boates do Beco das Garrafas, em Copacabana, no Rio, ano em que gravou seu primeiro disco, "Sensação".

Em 1965, apresentou ao lado de Pery Ribeiro o show "Gemini V", na boate Porão 73, no Rio, que trazia no repertório a canção "A Resposta", de Paulo Sérgio e Marcos Valle. De 1966 a 1970, viveu no México, onde se apresentou com Pery Ribeiro pelo país.

De volta ao Brasil, resgatou o show que lhe deu fama. Nos anos 80 e 90, intercalou períodos no Brasil e nos Estados Unidos, onde realizou discos de samba-jazz. Em 1983, lançou o disco duplo "Leny Andrade Ao Vivo". Em 1984, gravou a música "O Negócio é Amar", de Dolores Duran e Carlos Lyra, no disco "Leny Andrade". Em 1987, homenageou o compositor Cartola, no disco "Cartola 80 Anos".

Nos anos 90, entre outros discos, dedicou-se à obra exclusiva de Tom Jobim no disco "Antônio Carlos Jobim: letra e música", gravado em 1995. Leny se apresenta em shows no Brasil e no exterior.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990