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Tom Jobim

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Carreira

Tom Jobim começou tocando em boates da noite carioca. Trabalhou em casas noturnas como o Bambu Bar, o Sacha's, e a Night and Day. Ele costumava revezar-se com o amigo de infância Newton Mendonça, que acabou por virar seu primeiro grande parceiro musical. Os dois compuseram juntos músicas como "Desafinado" e "Samba de Uma Nota Só", entre outras.

Tom tocou na noite até o começo dos anos 50, quando arrumou emprego na editora musical Euterpe, onde transcrevia partituras. Em seguida, foi contratado pela Continental Discos, onde começou a arranjar e a gravar. Em 1953, gravou "Incerteza", parceria com Newton Mendonça.

A primeira música de Tom a fazer sucesso foi a gravação de Dick Farney e Lúcio Alves para "Tereza da Praia", composta com Billy Blanco e lançada em 1954. Em 1956, Tom conheceu o poeta Vinícius de Moraes, que o convidou para musicar a peça "Orfeu da Conceição", que estreou no mesmo ano no Teatro Municipal do Rio. Ainda em 1956, transferiu-se para a gravadora Odeon, como diretor artístico.

Em 1958, Jobim assinou a direção musical do disco "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, marco da estréia da bossa nova. O disco trazia parcerias com Vinícius como "Chega de Saudade", tocada pelo violão de João Gilberto. Em 1962, a dupla compôs "Garota de Ipanema", uma das músicas mais gravadas e executadas no mundo.

Ainda em 1962, participou do histórico show de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, e conquistou o público americano. Em 1967, gravou ao lado de Frank Sinatra o disco "Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim". Em 1974, gravou o disco "Elis & Tom", ao lado de Elis Regina. Em 1984, foi homenageado pela escola de samba carioca Mangueira.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990