HOME > Coleção >> Johnny Alf

Johnny Alf

clique aqui para ampliar

Biografia

Alfredo José da Silva, ou Johnny Alf, nasceu em 19 de maio de 1929, no bairro de Vila Isabel, no Rio. Seu pai, cabo do Exército, morreu em 1932, no Vale do Paraíba, combatendo a Revolução Constitucionalista. A mãe, viúva, foi trabalhar em uma casa de família no bairro da Tijuca, no Rio, e o criou sozinha.

Aos nove anos, o menino começou a estudar piano com Geni Bálsamo, que era amiga da família para a qual a mãe do pequeno Alfredo trabalhava. Primeiro, aprendeu a tocar música erudita, mas logo veio o interesse pela música popular. Os compositores preferidos do menino eram Cole Porter, George Gershwin e Nat King Cole.

Estudou no Colégio Pedro II até a época do serviço militar. Aos 14 anos, formou o seu primeiro grupo e, através do CPII, entrou em contato com o Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) para estudar inglês. Foi lá que ganhou o apelido de Johnny Alf e tocou no programa de jazz de Paulo Santos, na rádio MEC.

Trabalhou no escritório de contabilidade da Estrada de Ferro da Leopoldina e, com o pessoal do IBEU, foi um dos fundadores do clube para intercâmbio de música brasileira e música norte-americana, com audições semanais, saraus, audições de discos novos, filmes, shows e debates, entre outras atividades: o Sinatra-Farney Fan Club, embrionário da bossa nova.

Faziam parte do clube nomes como João Donato e Carlos Manga. Prestou serviço militar e passou a tocar na noite, onde fez sucesso na boate do hotel Plaza, em Copacabana, onde tinha público cativo formado por músicos como João Donato e a então namorada Dolores Duran, João Gilberto, Tom Jobim e Carlos Lyra.

Em 1955, Alf aceitou um convite do empresário da noite Heraldo Funaro e se mudou para São Paulo, onde inaugurou a boate Baiúca. Tempos depois, em visita à cidade, Vinícius de Moraes disse a ele que deveria voltar para o Rio, porque São Paulo era o "túmulo do samba". Nos anos 60, Alf voltou a trabalhar no Rio, mas, a partir da década de 70, fixou moradia em São Paulo, onde vive e desenvolve sua carreira até os dias atuais.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990