HOME > Coleção >> João Donato

João Donato

clique aqui para ampliar

Biografia

O instrumentista João Donato de Oliveira Neto, ou apenas João Donato, nasceu em 17 de agosto de 1934, em Rio Branco, no Acre, filho de um major da Aeronáutica. Na infância, gostava de brincar com flautas de bambu e também de batucar em panelas. Vendo sua inclinação para a música, seus pais lhe deram um acordeão de oito baixos e, depois, um acordeão maior.

Em 1945, a família de João Donato se mudou para o Rio de Janeiro, onde foram morar no bairro da Tijuca, na zona norte. Logo, começou a tocar em festas do colégio. No meio musical, conheceu o grupo Namorados da Lua, que tinha o cantor Lúcio Alves entre seus integrantes.

Em 1949, entrou para o Sinatra-Farney Fan Club, onde teve que fazer teste tocando seu acordeão. Logo iniciou carreira profissional como músico, tocando no grupo Altamir Carrilho e Seu Regional. Em 1951, participou do programa de música nordestina "Manhã na Roça", comandado por Zé do Norte, na rádio Guanabara, época em que passou a estudar também piano. Em 1953, formou o Donato e Seu Conjunto e depois integrou o grupo Os Namorados. Nessa mesma época, teve um rápido namoro com a cantora Dolores Duran.

Em 1956, mudou-se para São Paulo, onde foi pianista do conjunto Os Copacabanas e atuou na Orquestra de Luís César. Gravou nesse ano seu primeiro disco, "Chá Dançante", produzido por Tom Jobim.

Em 1958, mudou-se para os Estados Unidos, onde morou na Califórnia. Voltou ao Brasil em 1962, casado com a atriz norte-americana Patrícia del Sasser. Em 1963, gravou o disco "Muito À Vontade". Depois retornou aos Estados Unidos, onde permaneceu por mais dez anos.

Nos anos 70, retornou ao Brasil e foi arranjador de vários discos. Trabalhou com nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Djavan. Atualmente, vive no bairro da Urca, no Rio. É casado com a jornalista Ivone Belém e é pai de Jadel, Joana e Donatinho.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990