HOME > Coleção >> Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes

clique aqui para ampliar

Biografia

O poeta, compositor, jornalista, teatrólogo e diplomata Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais, ou apenas Vinícius de Moraes, nasceu no bairro da Gávea, zona sul do Rio, em 19 de outubro de 1913, filho do funcionário público Clodoaldo Pereira da Silva Moraes e da pianista amadora Lídia Cruz de Moraes. Em 1916, a família mudou-se para Botafogo.

Em 1922, a família mudou-se para a Ilha do Governador, mas Vinícius permaneceu com o avô, em Botafogo, para terminar os estudos. Em 1924, entrou para o Colégio Santo Inácio, onde montava peças teatrais. Em 1927, ficou amigo dos irmãos Paulo e Haroldo Tapajós. Eles formaram um conjunto que se apresentava em festas nas casas de amigos. Com eles, escreveu suas primeiras músicas.

Em 1929, a família retornou para a Gávea e Vinícius concluiu o ginásio e entrou para a Faculdade de Direito. Ele concluiu o curso em 1933 e, três anos depois, conseguiu emprego como censor cinematográfico no Ministério da Educação e Saúde. Em 1938, ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesa em Oxford, e só voltou ao Brasil em 1941.

Foi crítico de cinema e em 1943 entrou para o Itamaraty. Em 1946, foi nomeado vice-cônsul em Los Angeles. Vinícius voltou ao Brasil em 1950, com a morte do pai. Em 1953, foi ser segundo secretário da embaixada brasileira em Paris. Em 1956, voltou ao Brasil e montou a peça "Orfeu da Conceição" no Teatro Municipal do Rio.

A música foi feita por Antônio Carlos Jobim. Os dois tornaram-se, a partir de então, amigos e parceiros musicais. Suas músicas, com "Chega de Saudade" seriam marcos do surgimento da bossa nova. Em 1968, após 26 anos de serviços prestados, foi aposentado do Itamaraty contra sua vontade. Nos anos 70, firmou parceria com Toquinho.

Na madrugada de 9 de julho de 1980, Vinícius começou a sentir-se mal na banheira de sua casa, na Gávea, onde morava com sua última mulher, Gilda Mattoso. Morreu horas depois.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990