HOME > Coleção >> Joyce

Joyce

clique aqui para ampliar

Biografia

A cantora, compositora e instrumentista Joyce Silveira Moreno, ou apenas Joyce, nasceu em 31 de janeiro de 1948, no Rio, filha de Zemir Silveira Palhano de Jesus e Helge Arvid Johnston, um dinamarquês radicado no Brasil. Joyce foi criada em Copacabana e começou a tocar violão aos 14 anos, observando seu irmão, Newton, 13 anos mais velho e amigo de músicos da bossa nova como Roberto Menescal e Eumir Deodato.

Em 1964, aos 16 anos, participou pela primeira vez de uma gravação em estúdio, no disco do grupo vocal "Sambacana", com músicas de Pacífico Mascarenhas, convidada por Roberto Menescal. A partir daí, sempre a convite do amigo, gravou alguns jingles produzidos por ele.

Autodidata, na adolescência deu aulas de violão. Aos 18 anos, ingressou no curso de Jornalismo na PUC do Rio. Foi estagiária do Caderno B, do "Jornal do Brasil". A profissão era vista por ela como uma alternativa, caso a música não desse certo.

Em 1967, teve sua música "Me Disseram" classificada para o 2º Festival Internacional da Canção, no Rio. O primeiro disco, "Joyce", foi lançado em 1968. Ela trazia músicas inéditas de gente como Marcos Valle, Paulinho da Viola, Francis Hime, Toninho Horto, Ronaldo Bastos, Caetano Veloso e Jards Macalé.

Em 1969, gravou o segundo disco, que teve Nelson Motta como produtor. Em 1970, graduou-se em Jornalismo e casou-se com o compositor mineiro Nelson Ângelo, do grupo Sagrada Família.

Entre 1971 e 1972, dedicou-se a criar as filhas Clara e Ana. Em 1975, recém-separada, retomou a carreira, substituindo Toquinho na turnê de Vinícius de Moraes pela América latina. Com a volta de Toquinho, Vinícius a chamou para fazer participações especiais nos shows dele na Europa. Ela acabou gravando um disco na Itália.

Em 1977, fez temporada de seis meses em Nova York, onde conheceu o baterista baiano Tutty Moreno. Ela se casou com ele, com quem teve sua terceira filha, Mariana, nascida em 1979, no Rio. Nos anos 80, participou de vários shows, além de gravar discos. Em 1993, realizou na The Fridge, em Londres, show para 2.000 pessoas. Em 1995, participou do tributo a Tom Jobim, realizado no Carnegie Hall, em Nova York.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990