HOME > Coleção >> Pery Ribeiro

Pery Ribeiro

clique aqui para ampliar

Biografia

O cantor e compositor Peri de Oliveira Martins, ou apenas Pery Ribeiro, nasceu no Rio, em 27 de outubro de 1937. Ele é filho do compositor Herivelto Martins e da cantora Dalva de Oliveira. Por isso, cresceu rodeado de música.

Com apenas três anos, já participava de dublagens para os filmes da Disney no Brasil. Em 1941, com apenas quatro anos, se apresentou no Teatro Municipal do Rio e, em 1944, atuou no filme "Berlim na Batucada", de Luís Barros.

Em 1959, trabalhando na TV Tupi (RJ) como câmera-man, foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional. Assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro, seguindo sugestão de César de Alencar. Em 1960, sua mãe gravou sua música "Não Devo Insistir", parceria de Ribeiro com Dora Lopes.

No mesmo ano gravou seu primeiro disco. E logo se aproximou da bossa nova, que começava a despontar. Foi o primeiro a gravar a canção "Garota de Ipanema", da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moares, no disco "Pery é Todo Bossa", que ele lançou em 1963.

Em 1965, fez com Leny Andrade e o Bossa Três o show "Gemini V", na boate Porão 73, no Rio. Atualmente, vive no Rio, e continua a fazer shows ao lado de Leny.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990