HOME > Coleção >> Miúcha

Miúcha

clique aqui para ampliar

Carreira

Miúcha começou a carreira artística em 1975, participando do disco "The Best of Two worlds", de João Gilberto e Stan Getz, lançado em Nova York. Ainda nesse ano, atuou no Newport Jazz Festival, apresentou-se em shows com Stan Getz e gravou a faixa "Boto" no LP "Urubu", de Tom Jobim.

Em 1977, gravou, com Tom Jobim, o álbum "Miúcha e Antônio Carlos Jobim", com destaque para as faixas "Maninha", composta especialmente para ela pelo irmão Chico Buarque, "Pela Luz dos Olhos teus" (Vinicius de Moraes) e "Vai levando" (Chico Buarque e Caetano Veloso).

Nesse mesmo ano, participou do show "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", que ficou quase um ano em cartaz no Canecão (RJ), seguindo depois em turnê pela América do Sul e Europa. O espetáculo foi gravado ao vivo e lançado em disco.

Em 1979, gravou, com Tom Jobim, o LP "Miúcha & Tom Jobim", contendo, entre outras, "Triste alegria", de sua autoria, "Falando de amor" (Tom Jobim) e "Dinheiro em penca", única parceria de Tom Jobim com o poeta Cacaso. O disco contou com a participação de Ron Carter e com arranjos de Claus Ogerman.

Em 1980, lançou o LP "Miúcha", que contou com arranjos de João Donato e com a participação de sua filha Bebel Gilberto (voz), na faixa "Joujoux et Balangandans" (Lamartine Babo), e também de João Gilberto (violão), nas faixas "All of me" (Gerald Marks e Seymour Simons) e "O que é, o que é" (Bororó e Evagrio Lopes).

Constam, ainda, do repertório duas músicas de sua autoria: "Todo amor" e "Segura a coisa", essa última hino do bloco de mesmo nome do Carnaval de Olinda, mais tarde regravada pela cantora com a Banda do Maestro Duda. Em 1989, apresentou-se, com o compositor João de Barro (Braguinha) e o conjunto Coisas Nossas, no musical "Yes, nós temos Braguinha", criado e dirigido por Ricardo Cravo Albin. O espetáculo foi montado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para a entrega do Prêmio Shell de 1989 a Braguinha, e percorreu todo o Brasil.

Em 1999, lançou o CD "Rosa Amarela". O disco foi lançado inicialmente no Japão, após shows realizados pela cantora nesse país, e, em seguida, no Brasil, pela BMG Brasil. Realizou várias apresentações em Cuba e no Japão. Em 2002, lançou o CD "Miúcha.compositores".

Em 2003, lançou o CD "Miúcha canta Vinicius & Vinicius - Música e Letra", contendo exclusivamente obras nas quais Vinicius de Moraes é autor da música e da letra. Em 2007, lançou o disco "Outros Sonhos", dedicado a Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. Também nesse ano, foi co-roteirista de um documentário sobre Antonio Carlos Jobim, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990