HOME > Coleção >> Tom Jobim

Tom Jobim

clique aqui para ampliar

Biografia

Apesar de sua predileção pelo bairro de Ipanema, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, nasceu no bairro da Tijuca, na zona norte carioca, em 25 de janeiro de 1927, filho do poeta e diplomata gaúcho Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida.

Quando o pequeno Tom tinha apenas um ano, a família rumou para Ipanema, na zona sul carioca, onde foi criado por sua mãe --o pai abandonou a família-- ao lado da única irmã, Helena, e dos avós maternos, Mimi e Azor. Com a morte do pai em 1935, Nilza casou-se novamente com Celso Frota Pessoa e, em 1940, fundou o Colégio Brasileiro de Almeida.

Do padrasto, Tom ganhou um piano, no qual iniciou seus estudos musicais em 1941. Paralelo à música, Tom estudou arquitetura. Em 1949, casou-se pela primeira vez, com Thereza Hermanny, com quem teve Paulo Jobim, seu primeiro filho. Tom resolveu abandonar a arquitetura e dedicar-se exclusivamente à música.

Em 1954, a família foi morar no apartamento 201 da rua Nascimento Silva, 107, endereço imortalizado na música "Carta ao Tom 74", de Toquinho e Vinícius de Moraes. Durante as anos 50, tornou-se compositor conhecido e arranjador de importantes discos, entre eles o "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, que lançou a música "Chega de Saudade" em 1958, dele em parceria com Vinícius de Moraes, marco inicial da bossa nova.

Sua segunda filha, Elizabeth Jobim, nasceu em 1957 e, em 1962, a família mudou-se novamente, dessa vez para a rua Barão da Torre, na mesma Ipanema. Em 1976, Tom conheceu a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, que estava então com apenas 19 anos. Os dois se casaram oficialmente somente em 1986. Com Ana, Tom teve João Francisco, nascido em 1979, e Maria Luíza Helena, nascida em 1987.

Tom Jobim morreu no dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, no hospital Mount Sinai, em Nova York, após uma embolia pulmonar e parada cardíaca. Dias antes, havia feito uma cirurgia para retirada de um tumor na bexiga.

Fontes:
ALBIN, Ricardo Cravo. "Dicionário Houaiss Ilustrado [da] Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu Editora, 2006.
CASTRO, Ruy. "Chega de Saudade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990